Histórico

Quem Somos > Histórico

O Acolher foi fundado em 1999 pela assistente social Maria Beatriz Amado Sette e pela psicóloga Márcia Rita Pauli, que na ocasião trabalhavam na Vara da Infância e Juventude de Santo Amaro.
Elas decidiram abrir um espaço, que possibilitasse conversas com os pretendentes à adoção e pais adotivos, objetivando tanto a preparação, como o acompanhamento pós-adotivo, com o intuito de contribuir para a construção de relações afetivas saudáveis. Tinham também o propósito de atuar junto às entidades de acolhimento, especialmente no se referia ao trabalho com as famílias das crianças e adolescentes abrigados.

Convidaram pretendentes à adoção e interessados no tema, que foram fundamentais na  construção do Acolher. Naquela ocasião começavam a surgir os grupos de apoio à adoção no Brasil, que foram se multiplicando nestes últimos 20 anos e muito têm contribuído com a cultura de adoção voltada aos interesses da criança e do adolescente.

A primeira reunião com pais e candidatos adotivos foi realizada no dia 13 de maio de 1999. Desde então, o Acolher vem atendendo ininterruptamente essa população, em encontros mensais realizados aos sábados em espaços cedidos.

A  existência do grupo só foi e é possível graças ao empenho e dedicação de todos os voluntários que já passaram pelo Acolher e aos que permanecem até hoje. Mas nada seria possível sem a valiosa presença dos participantes.

Em nossos primeiros 20 anos de história:
  • Atendemos cerca de 3000 pessoas
  • Realizamos cerca de 250 reuniões